A irrigação é uma técnica que se confunde com a evolução dos povos. Grandes civilizações desenvolveram-se em função do sucesso da agricultura irrigada. Com o aumento da demanda de água e utilização inadequada dos recursos hídricos pelas atividades humanas, é crescente a busca por métodos mais eficientes, que reduzam os desperdícios e mantenham a qualidade e a produtividade das culturas.
Desta forma, a irrigação por gota a gota tem ganhado espaço, principalmente nos últimos 15 anos. Este sistema aplica água em apenas parte da área, reduzindo, assim, a superfície do solo que fica molhada, exposta às perdas por evaporação. Com isso, a eficiência de aplicação é bem maior e o consumo de água menor. A irrigação localizada é usada, em geral, sob a forma de sistema fixo, ou seja, o sistema é constituído de tantas linhas laterais quantas forem necessárias para suprir toda a área, isto é, não há movimentação das linhas laterais. Porém, somente determinado número de linhas laterais deve funcionar por vez, a fim de minimizar a capacidade do cabeçal de controle
As principais vantagens da irrigação localizada por gotejamento são:
- Maior eficiência no uso da água: permite melhor controle da lâmina d’água aplicada e diminui as perdas por evaporação, por percolação e por escoamento superficial.
- Recomendado para locais onde a água é escassa ou o seu custo de utilização é elevado e para regiões onde ocorrem períodos prolongados de seca.
A utilização de sistemas de irrigação é fundamental para poder produzir todo o ano!
